terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Liberdade

O Natal pode e deve ser também um espaço de liberdade. Foi desta forma que o João Pedro entendeu a quadra e a celebra através de um trabalho à volta de um poema de Fernando Pessoa. Bom trabalho!

sábado, 21 de novembro de 2009

Alfred Nobel




A propósito de uma sugestão de trabalho que fiz à turma, a Vanessa procurou e coleccionou informação acerca de Alfred Nobel e dos prémios que têm o seu nome. É este o seu trabalho. Deixo ainda a sugestão de vista a este site onde se pode saber de tudo um pouco sobre estes prémios e sobre quem foi Alfred Nobel.
(JAR)

Biografia de Alfred Nobel

O seu nome completo é Alfred Bernhard Nobel, nasceu no dia 21 de Outubro de 1933 em Estocolmo ou, seja, na Suécia. É filho de Immanuel Nobel e Andrietta Ahlsell. Ao longo da sua vida verifica-se que esta muitas mudanças.

Aos quatro anos de idade Alfred, os seus irmãos e a sua mãe mudaram-se para a Finlândia, e mais tarde para São Petersburgo, na Rússia onde seu pai estava a trabalhar e no entanto com muito sucesso com uma oficina de equipamento para o exército russo. Alfred e seus irmãos estudaram em São Petersburgo.

Seu pai rapidamente notou um interesse pela literatura e pela química, mandou-o para o estrangeiro para estudar engenharia química. Visitou muitos países tais como França, Alemanha e Estados Unidos da América.

No ano de 1852 foi trabalhar para a empresa do pai com os seus irmãos, e realizou experiências com o fim de arranjar um uso seguro e passível de vender para a nitroglicerina. Não obteve quaisquer resultados. Mas em 1863, regressou à Suécia, com o objectivo de desenvolver a nitroglicerina como explosivo. Muda-se para uma zona isolada depois da morte do irmão Emil numa das suas explosões experimentais. Tentou então tornar a nitroglicerina num produto mais manipulável, juntando-lhe vários compostos, que a tornaram de facto numa pasta moldável: tinha descoberto a dinamite.

O trabalho intenso durante todo a sua vida não lhe deixou muito tempo para a vida pessoal; tinha apenas uma grande amiga, Bertha Kinsky.

Alfred Nobel acabou por falecer a 10 de Dezembro de 1896 vítima de uma hemorragia cerebral.


O prémio Nobel

O Prémio Nobel foi instituído por Alfred Nobel, químico e industrial sueco, inventor da dinamite, no seu testamento.

Os prémios são entregues anualmente, ao longo dos meses de Novembro e Dezembro, a pessoas que fizeram pesquisas importantes, criaram técnicas pioneiras ou deram contribuições importantes para a sociedade.

O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá

A propósito da obra que estamos a estudar (O gato Malhado e a Andorinha Sinhá), a Marta sugere que se publique a capa e um resumo da obra. Aqui vai. O resumo da obra foi retirado de um site cujo link se encontra devidamente apontado no final do post. É sempre assim que se deve fazer.
(JAR)


"O Tempo prometera a Manhã uma rosa azul se a história que ela lhe contasse fosse boa. Era uma história de amor entre o Gato Malhado e a Andorinha Sinhá.

Gato Malhado era um gato já velho, mal-humorado e muito mau. Um dia, todos os animais do parque fugiram do gato mas uma jovem andorinha permaneceu num galho de uma árvore. Tiveram um pouco a conversar, ou melhor discutir.

Desde aí, o Gato Malhado só pensava na Andorinha Sinhá e vice-versa. Numa manhã ele passeou pelo parque e os seus pés levaram-no até a casa da Andorinha. A partir daí todos os dias se encontravam para passear e conversar. Já no fim do Verão, o Gato disse à Andorinha que até casava com ela, ao que ela respondeu que andorinhas não se casavam com gatos. Depois disso, a Andorinha andou desaparecida.

Andou pela boca dos animais um boato que a Andorinha namorava com o Gato, e todos criticavam ambos.

Algum tempo mais tarde, já no Outono, o Gato soube que a Andorinha estava de casamento marcado com o Rouxinol, muito amigo dela. Desde então, o Gato Malhado, passou a andar triste e mal-humorado para todos.

Revoltado, o Gato matou alguns dos animais que começaram com os boatos.

Já no Inverno, ocorreu o casamento do Rouxinol com a Andorinha Sinhá. Era tanta a tristeza do Gato Malhado, que ele decidiu caminhar até ao Fim do Mundo. Este viu a Andorinha, pela última vez no casamento, ela também o viu. Na cara dela via-se também tristeza, pois gostara também do Gato, mas fora obrigada a casar com o Rouxinol.

A Andorinha Sinhá deixou cair uma pétala de rosa do seu buquê sobre Gato, a qual ele colocou no peito, parecendo uma gota de sangue.

Quando o gato saiu de lá, a pétala brilhou e encaminhou-o até ao Fim do Mundo.

Assim, a Manhã recebeu a rosa azul do Tempo."


A informação foi retirada do seguinte site: http://saracrisf.blogs.sapo.pt/19046.html

Segredos da mente


A Maria enviou a seguinte sugestão de post, com dois textos que demonstram bem a compexidade de funcionamento da nossa mente. É um clássico que circula na internet há uns anos mas o interesse mantém-se actual.
(JAR)

******

De aorcdo com uma peqsiusa de uma uinrvesriddae ignlsea, não ipomtra a ordem em que as letras de uma plravaa etãso, a úncia csioa iprotmatne é que a piremria e útmlia letras etejasm no lgaur crteo. O rseto pdoe ser a cofusãno ttaol, que o txteo anida pdoe se ler sem pombrleas. Itso é poqrue nós não lmeos cdaa letra isladoa, mas a plravaa cmoo um tdoo.

******

35T3 P3QU3N0 T3XTO 53RV3 4P3N45 P4R4 M05TR4R COMO NO554 C4B3Ç4 CONS3GU3 F4Z3R CO1545 1MPR3551ON4ANT35! R3P4R3 N155O! NO COM3ÇO 35T4V4 M310 COMPL1C4DO, M45 N3ST4 L1NH4 SU4 M3NT3 V41 D3C1FR4NDO O CÓD1GO QU453 4UTOM4T1C4M3NT3, S3M PR3C1S4R P3N54R MU1TO, C3RTO? POD3 F1C4R B3M ORGULHO5O D155O! SU4 C4P4C1D4D3 M3R3C3! P4R4BÉN5!

sábado, 24 de outubro de 2009

Todas as palavras do mundo

O desafio lançado à turma era usar a expressão "todas as palavras do mundo" para a construção de uma frase que exprimisse uma reflexão sobre a força e o poder das palavras. Os alunos deveriam usar materiais pouco convencionais. O resultado final é muito interessante e bem revelador da imaginação dos meus alunos. Parabéns para eles.

1. A Ana Filipa usou um guardanapo onde imprimiu a seguinte frase: "Todas as palavras do mundo são poucas para dizer quanto gosto de ti".


2. A Ana Rita, serviu-se da Natureza. Numa folha escreveu "Para mim a amizade é a mais bela de todas as palavras do mundo".


4. O Bruno escreveu que "Todas as palavras do mundo têm significados. Dão para exprimir sentimentos. Exprimem amizade. São almas. São divertidas."


5. A Carla usou um pedaço de tecido onde escreveu "Vamos correr atrás de todas as palavras do mundo".


6. Na parte de trás de uma caixa de cereais, o Carlos Eduardo Escreveu "Todas as palavras do mundo têm significados".


7. A Clarice serviu-se de um toalhete de papel onde escreveu que "Todas as palavras do mundo são necessárias".


8. A Cristiana usou uma folha de papel onde desenhou a seguinte frase "Todas as palavras do mundo têm significados diferentes..."


9.A Diana usou o computador para imprimir, numa folha o seguinte: "Todas as palavras do mundo transmitem um significado".


10. A Diana M. usou um lenço de papel. Aí escreveu que "Todas as palavras do mundo saem-me da boca".


11. A Gabriela usou uma cartolina e palavras recortadas para dizer que "Todas as palavras do mundo são poucas para descrever o meu pensamento".


12. O Hugo guardou um pedaço de jornal dentro de um frasco e, na parte exterior, escreveu "Todas as palavras do mundo caberiam neste pequeno frasco".


13. Joana escreveu, num guardanapo: "Todas as palavras do mundo... roubei-as e escondi-as debaixo da cama".


14. O João, numa folha A4, aponta que "Todas as palavras do mundo têm um significado".


15. O João Pedro apresentou um trabalho extremamente criativo e original. Num saco de papel coloriu as expressões "Todas as palavras do mundo". Numa original etiqueta escreveu "Os caminhos da nossa vida são feitos com todas as palavras do mundo, onde ficam marcadas memórias, sentimentos e sonhos". No interior do saco de papel estavam recortadas inúmeras palavras.


16. O Marco fez uma apresentação dupla do trabalho. No 1º caso, num cabo de rede (ligação à internet), escreveu o seguinte: "Todas as palavras do mundo num simples cabo para a internet". No 2º caso, numa pulseira de borracha, escreveu "Todas as palavras do mundo num único sorriso".


17. A Maria formula um desejo no seu trabalho que envolveu colagens e pintura. Diz ela que "Um dia descobriremos todas as palavras do mundo".


18. A Marta, na parte de trás de uma embalagem de gelados diz-nos que "Todas as palavras do mundo precisam de letras".


19. O Rafael pintou numa página de um jornal diário o seguinte "Todas as palavras do mundo são tantas que não sei dizer".


20. O Romeu afirma que "Todas as palavras do mundo são difíceis de explicar".


21. O Sandro usou tecido onde escreveu esta bela frase "Todas as palavras do mundo escondem um pequeno ou um grande segredo".


22. A sara, num belo trabalho em cartolina, com algumas colagens, diz-nos que "Todas as palavras do mundo têm o direito de viver".


23. A Vanessa, num colorido papel afirma que "Todas as palavras do mundo são essenciais para a nossa vida. Os seus significados estão ao virar da esquina. Só depende de quem e de como os agarrarmos".
Jorge Aguiar Roque

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Quem somos

Finalmente, mais em pormenor, quem somos:

1. Filipa

Olá! Sou a Ana Filipa, tenho 13 anos e moro em Chafé-Viana do Castelo. Sou alta, loira e tenho olhos azuis.



2. Ana Rita
Olá. Pediram-me para fazer uma apresentação minha. Não sei bem o hei-de dizer... Talvez que me chamo Ana Rita e que tenho 13 anos... Olha, parece que sem querer já a fiz!!!


3. Andreia

Olá, Chamo-me Andreia e tenho 13 anos. (Espero que não se importem mas a minha fotografia não vai aparecer)

4. Bruno
Olá. Eu sou o Bruno,e tenho 13 anos.

Acerca da disciplina de Língua Portuguesa, eu tenho algumas dificuldades mas vou fazer tudo por tudo para melhorar.



5. Carla

Gosto de ouvir música, ver televisão, o meu desporto preferido é a natação. Eu moro em Vila Fria, tenho 12 anos e chamo-me Carla.



6. Carlos

Olá, eu sou o Carlos. Nasci em doze de Junho de 1996 e sou de Anha.



7. Clarice

Olá! Sou a Clarice tenho 12 anos, moro em Vila Nova de Anha- Viana do Castelo.Sou simpática e divertida.Sou de altura média, tenho olhos castanhos e cabelo castanho.


8. Cristiana

Eu chamo-me Cristiana. Tenho treze anos e vivo em vila fria. Sou alta, magra, tenho cabelo castanho, e olhos também castanhos. Sou um pouco tímida e reservada.


9. Diana

Olá, chamo-me Diana, tenho 13 anos, sou de estatura média e vivo em Barroselas, Viana do Castelo. O meu desporto favorito é a natação e andar de bicicleta. Um dos meus passatempos é ouvir música e ver televisão. A minha cor preferida é o laranja e o meu animal favorito é o cavalo.


10. Diana

Olá. Eu chamo-me Diana, tenho 14 anos, alguns amigos tratam-me por Di e moro em Vila Fria, Viana do Castelo. Adoro ouvir música, ver televisão, passar tardes no computador e dormir até tarde. Acima de tudo adoro os meus colegas.


11. Gabriela

Ola chamo me Gabriela e tenho 14 anos!!

Sou alegre, simpatica, divertida e gosto de estar com os meus amigos!! (Espero que não se importem mas a minha fotografia não vai aparecer)


12 Hugo

Bem, vou começar pelo o que interessa: aquilo que mais gosto de fazer,ou seja os meus vícios,são jogar computador, tocar guitarra, ouvir música…e, claro, estar com os meus amigos e"tal" e "coiso". "Tipo", agora vamos às "cenas" secundárias que são "tipo" chamo-me Hugo, tenho 13 anos e "tal" e ando numa escola chamada EB23 Monte da Ola.


13. Joana

Olá, sou a Joana, mas todos os meus amigos tratam-me por Ju. Sou uma dorminhoca de todo o tamanho e uma desportista ainda maior: remo sempre que posso. Prefiro os números às letras. A minha segunda paixão é o desenho. Adoro os meus amigos e estar com eles.


14. João

Idade:13 anos

Morada: Darque - Cais Novo

Clube preferido: S.L.Benfica

Coisas que gosto: jogar futebol, jogar computador, ver televisão; bacalhau à braz, lasanha e pizza

Coisas que menos gosto: estudar; peixe cozido


15. João Pedro

Olá! Chamo-me João Pedro, tenho 12 anos e frequento a turma do 8.º C. Sou uma pessoa com virtudes e defeitos. Reservado, mas sei apreciar os verdadeiros amigos. Gosto da escola, de aprender sempre mais e adoro informática.No meu tempo livre pratico ténis e toco guitarra.

16. Marco

Olá. Eu sou o Marco, sou de Vila Fria frequento o oitavo ano na escola de monte da Ola em Anha. Sou de estatura média, sou brincalhão e jogo no Vila Fria juntamente com os meus amigo, como eu gosto de futebol estou a pensar em tirar um curso de árbitro, porque sempre gostei de futebol, mas o que não gosto muito de fazer é estudar mas esforço-me sempre para tirar notas altas.


17. Maria

Olá. Chamo-me Maria.

18. Marta

Sou a Marta, tenho 12 anos e sou do Norte (Viana do Castelo). Adoro o Natal. O meu aniversário é no dia 30 de Dezembro. Sou divertida, mas teimosa.


19. Rafael

Olá, eu chamo-me Rafael, tenho 13 anos e gosto de futebol. O meu clube preferido é o Benfica. Jogo no Vila Fria e tenho muitos amigos.


20. Romeu

Eu sou o Romeu.Tenho 13 anos de idade. Jogo futebol no Vila Fria 1980. Nos meus tempos livres toco concertina. Um dos meus passatempos preferidos é jogar playstation e computador. Também costumo estudar.


21. Sandro

O meu nome é Sandro. Nasci a 12 de Abril de 1996, tenho1.82 metros e gosto muito de jogar futebol. Acho que sou simpático e divertido. O meu maior sonho é ser jogador profissional de futebol.

22. Sara

O meu nome é Sara, tenho 13 anos e vivo em Alvarães em Viana do Castelo. Gosto de música, de dançar, de me divertir, de estar com os amigos, de estar à frente do computador, roupa, fotos, coisas originais. Adoro rir e adoro conhecer gente nova… Sou muito direita no que quero…Detesto pessoas cínicas.

23. Vanessa

Eu chamo-me Vanessa , tenho 13 anos e moro em Vila Nova de Anha. Quando for grande gostava de ser veterinária. Adoro animais e não gosto de os ver sofrer.